Diferença entre os Blogs Pessoais e os Corporativos. E seu ponto em comum.
Fábio Cipriani - Diferença: Sob o ponto de vista de voz, nenhuma diferença. Um blog corporativo não é uma empresa falando, é uma pessoa ligada a, ou representando a empresa. Quanto mais um blog corporativo der um rosto para a empresa, e se parecer com as opiniões e preocupações de uma pessoa, melhor ele será. A diferença fica somente no objetivo do blog.
Ponto Comum: Todos eles fazem parte de uma conversação e interação entre pessoas de forma rápida e instantânea, gerando conhecimento e criando comunidades. Todos os blogs são partes da blogosfera, que é o universo de pessoas que escrevem e lêem blogs, gerando uma inteligência e uma dinâmica nova no mercado e hábitos de consumo.
Como você vê a conversa entre a Blogosfera Corporativa e a Blogosfera no mundo Web?
Fábio Cipriani - As discussões e o conteúdo dos blogs voltados exclusivamente para negócios são, de fato, diferentes da esfera dos blogs como um todo. Mas as conversações devem acontecer e se misturar para que tenhamos o efeito de uma melhor relação empresa/mercado. Se isso não ocorrer, não tem sentido criar um blog. Se uma empresa não quer ficar respondendo comentários, não tem sentido criar um blog.
Partindo do princípio que temos indivíduos, e não entidades ou departamentos por trás de um blog, as conversas entre essas duas partes (que na verdade é uma única blogosfera) são mandatórias. Blogs sem conversas não existem, por isso, quando pensamos em blogs, a idéia de conversa está embutida.
Se a sua empresa está na categoria das que não querem abrir essa porta para o mercado, muito em breve ela poderá estar defasada em relação aos seus concorrentes. Os consumidores ganharam novos poderes com a internet e agora com os blogs. Tudo o que você faz ou diz está sujeito a conversações na blogosfera.
(...) A adoção do blog corporativo por parte das empresas deve ser uma decisão muito bem estudada antes de ser colocada em prática, existem diversos fatores que devem ser analisados como budget, disponibilidade de pessoal, políticas de uso, processos afetados, entre outros.
Entrevista originalmente publicada no Carreira Solo, onde pode ser lida na íntegra, clicando aqui.
Clique aqui e adicione o Blog do Mello - Empresas aos seus Favoritos
quinta-feira, novembro 23
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Mello!
Gostaria de avisá-lo que foi lançada a 2ª edição do livro "Blog Corporativo" do Fábio Cipriani, pela Novatec Editora.
Este livro já está à venda nas principais livrarias do país e também em nosso site:
http://www.novatec.com.br/livros/blogcorp2/
Abraços!
Postar um comentário